Menu Categorias
Como ajudar Adolescentes

Como ajudar Adolescentes

Por: Marcia Belmiro | Adolescentes | 05 de julho de 2018

A adolescência é um dos períodos mais difíceis da vida de um indivíduo. Muitos desenvolvem sentimentos de inferioridade causados pela pressão dos colegas que ditam regras sobre como agir e se comportar. A fase é cheia de conflitos, mas se adolescentes, pais e professores souberem passar pelo desafio, o resultado será ter adultos mais seguros, responsáveis e autônomos.

Em um piscar de olhos, a criança pequena, obediente e companheira dá lugar a um jovem que contesta, pede privacidade, pleiteia novos espaços e se veste de um jeito nunca imaginado. Chegou a adolescência. É nessa fase que o indivíduo tem a oportunidade de firmar a sua identidade, seus valores e crenças.

É também um momento de descobertas, em que o jovem experimenta e testa limites, quando se amplia a visão de mundo, de si e do outro, pois ele questiona tudo o que foi aprendido com os adultos até então. Por isso, muitos comportamentos considerados como afronta são, na verdade, uma necessidade própria da idade.

Para muitos pais e educadores, é difícil saber como lidar com a adolescência de seu filho ou aluno, com suas contestações e com o fato de não se estarem mais diante de uma criança pequena e obediente. Por essa razão, muitos conflitos começam ou se acentuam neste período. Uma pessoa que não tem espaço para discordar e argumentar não tem a possibilidade de amadurecer. Por isso, o diálogo ganha papel fundamental.

Nesse aspecto, o TeenCoaching é uma excelente ferramenta para pais e professores ajudarem os adolescentes em suas atividades, levando-os a encontrar um caminho para alcançar o que precisam e que os levará ao seu desenvolvimento pleno, lidando com as principais questões próprias dessa fase de transição entre a infância e a vida adulta.

O fato é que há uma escassez hoje no mercado de profissionais que possam atuar de forma objetiva, com uma metodologia comprovada e validada para ajudar adolescentes, pais e escolas em tantos desafios. Em paralelo a isso, diante de tantas novidades, as escolas também buscam novas formas de lidar com os adolescentes, com as famílias e com seu time de educadores.

Por sua vez, as famílias procuram novos estilos de se relacionar com a escola, com os grupos sociais de seus filhos e com os próprios adolescentes. Já os jovens, se esforçam para encontrar novas maneiras de lidar com seus compromissos, anseios de futuro e com uma exigência constante de melhoria de performance nos estudos e nas relações.

Para ajudar em todos esses processos, o Método GrowCoaching® desenvolvido para o trabalho com adolescentes atua considerando as especificidades e desafios desse período tão crítico. Por meio de técnicas bem direcionadas, ele prepara pais, professores e coaches a agirem de forma prática e eficiente, promovendo equilíbrio e mudanças efetivas no universo do adolescente, em sua família, em suas interações e em seus resultados.

O adolescente passa a ser mais capaz de identificar suas habilidades, forças, fragilidades e características pessoais, e se apropria dos seus melhores recursos para ter consciência das mudanças que precisará realizar em si, além das características positivas que poderá utilizar com maior frequência e intencionalidade.

Além disso, o Método GrowCoaching instrumentaliza pais, responsáveis, educadores, coaches e todos que lidam e trabalham com adolescentes para que desenvolvam com assertividade as competências, habilidades e comportamentos que levarão esses jovens a transformações profundas e significativas.

Matérias Relacionadas

Os três principais erros na comunicação com os filhos adolescentes
Autoconfiança na Adolescência
Ideias de atividades para as fases de alfabetização