O que é coaching infantil?

O que é coaching infantil?

Por: Marcia Belmiro | Carreira | 22 de janeiro de 2020

O Método CORE KidCoaching, criado por Marcia Belmiro com base em seus estudos teóricos e práticos em mais de 40 anos de profissão, tem como base diversas escolas de pensamento, como Psicologia Positiva, TCC (Teoria Cognitivo-Comportamental), Psicologia do Desenvolvimento, Gestalt-Terapia, Psicologia Social, Psicologia Sistêmica, Psicopedagogia, conceitos de Constelação Familiar e pesquisas recentes de Neurociências, além do próprio coaching.

Preparação para a carreira?

O coaching infantil não serve para criar um “mini bom profissional” nem para fazer do seu filho o astro do time de futebol da escolinha. O Kids Coaching funciona, sim, para alterar comportamentos de rotina que geram dificuldades para a criança, como má alimentação, bullying, problemas de relacionamento em casa e na escola.

A formação

Para atuar, o KidCoach precisa passar pela formação (presencial ou on-line), um curso completo e totalmente customizado que prepara profissionais de diversas formações acadêmicas – não havendo, portanto, a necessidade de ter alguma graduação prévia em áreas afins. Ao término do curso presencial (que conta com quatro dias de imersão) ou depois de aproximadamente três meses de curso on-line, a pessoa já tem as ferramentas necessárias para iniciar o atendimento a crianças, famílias e escolas.

O coach trata?

Ao contrário do que alguns podem pensar, o processo de coaching infantil não visa tratar de doenças ou distúrbios, nem atuar em casos de traumas. Esta função é do profissional de saúde (psicólogo, pediatra, fonoaudiólogo etc.), que é capacitado para tal. O que se espera de um processo de coaching é alcançar um objetivo traçado em conjunto (pais-criança) com a mediação do KidCoach. O processo de coaching infantil preconizado no Método CORE KidCoaching traz inúmeros benefícios em paralelo:

– Aumento da autoconfiança na criança, nos pais e professores;
– Geração de autorresponsabilidade na rotina em casa e na escola;
– Autonomia da criança;
– Imediata reconexão afetiva e comunicacional na família.

Mercado em expansão

Devido aos bons resultados alcançados por Marcia e sua equipe, e à grande demanda do mercado por soluções inovadoras para as questões da sociedade atual, o Método CORE KidCoaching está se expandindo, alcançando vários estados brasileiros, e desde 2018 conta com formações presenciais também em Portugal.

Concorrente ou complementar?

Há profissionais ainda desinformados sobre o Método que desconfiam de sua eficácia e se sentem ameaçados pelo que parece ser uma concorrência. No entanto, os depoimentos dos milhares de ex-alunos, pais e professores impactados pela metodologia comprovam que este é um trabalho sério. E mais: que o Kids Coaching não é um concorrente, mas um complemento a outros trabalhos igualmente sérios que promovam o bem-estar e a saúde mental e física das crianças.

Foco no presente

Como não lidamos com traumas nem distúrbios, a ideia do Kids Coaching é focar no presente, sem ficar buscando causas no passado, mas com o olhar voltado para o futuro, para os objetivos a alcançar – definidos em conjunto com a criança – e em como atingi-los.

Selo de garantia

Infelizmente, ainda existem escolas de coaching que parecem sérias, mas que não prezam pela qualidade do serviço prestado, maculando a imagem dos bons profissionais. Na hora de buscar um coach infantil, o ideal é procurar saber onde o profissional fez sua formação e se tem o selo de habilitado concedido pelo ICIJ – Instituto de Crescimento Infantojuvenil –, que reconhece a validação de seu trabalho.

                      

Matérias Relacionadas

A adaptação do adolescente à mudança de escola
Coaching Infantil serve para criar um “mini bom profissional”?
Precisamos falar sobre a raiva: dicas de livros infantis que abordam esse sentimento