Menu Categorias
#euindico 2 – Marcia Belmiro: dicas de livros

#euindico 2 – Marcia Belmiro: dicas de livros

Por: Marcia Belmiro | Educação | 09 de setembro de 2019

Atendendo a pedidos de mães, pais e educadores que acompanham meu trabalho, fiz uma lista de livros que podem auxiliar na relação de adultos e crianças e na relação das crianças entre si.
O segundo post da série é composto por obras de dois grandes autores: Marshall Rosenberg, que criou a teoria da comunicação não violenta, e Daniel J. Siegel, importante neuropsiquiatra especializado na infância e juventude.

Acompanhe o blog do ICIJ e confira todos os livros que #euindico.


Comunicação não violenta (Marshall Rosenberg)

Editora Ágora

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

Criar filhos compassivamente (Marshall Rosenberg)

Editora Palas Athena

Se você procura maneiras de melhorar a dinâmica familiar, saiba que não está sozinho. Este livro prático e eficaz oferece as estratégias e perspectivas da comunicação não violenta. Enquanto outras abordagens sugerem recursos e modelos para comunicação e técnicas disciplinares, a CNV enfatiza a importância de estabelecer em primeiro lugar uma conexão empática. Uma educação compassiva pode ajudar a criar dinâmicas familiares de respeito e crescimento mútuo, permeadas por comunicação sincera e clara. Criar filhos compassivamente é um material excepcional para pais, educadores, famílias, terapeutas e para todos que trabalham com crianças. Marshall Rosenberg ensinou CNV ao longo de mais de 40 anos. Pais e mães, famílias, crianças e professores têm se valido de seus conselhos para aprofundar os vínculos no próprio lar, superar conflitos e melhorar a comunicação. Sua abordagem revolucionária nos ajuda a motivar crianças sem recorrer a ameaças de punição ou promessas de recompensa. Aprenda como ser um modelo de comunicação compassiva em casa a fim de auxiliar seus filhos a resolverem conflitos e se expressarem com clareza.

O cérebro da criança (Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson)

Editora nVersos

O neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e a psicoterapeuta Tina Payne Bryson criaram um livro magistral direcionado a pais e educadores para ajudar as crianças no processo de amadurecimento de sua inteligência emocional. Um método brilhante que transforma as interações cotidianas em momentos valiosos. O “cérebro do andar de cima”, que toma decisões e equilibra as emoções, continua em construção até os vinte e poucos anos de idade. E, especialmente em crianças pequenas, o cérebro direito e suas emoções tendem a ser dominantes sobre a lógica do cérebro esquerdo. Não é de admirar que as crianças possam parecer (e se sentir) tão fora de controle. Ao aplicar essas descobertas ao cotidiano da criação das crianças, pais e educadores poderão transformar qualquer explosão, discussão ou medo em uma oportunidade de integrar o cérebro da criança e promover crescimento vital. Repleto de explicações claras, estratégias adequadas a cada idade para lidar com as dificuldades do dia a dia e ilustrações que ajudarão a explicar os conceitos às crianças, o livro mostra como cultivar desenvolvimento emocional e intelectual saudável para que elas possam levar vidas equilibradas, significativas e conectadas.

Cérebro adolescente (Daniel J. Siegel)

Editora nVersos

Nesse livro inovador, o autor do best-seller O cérebro da criança, Daniel J. Siegel, mostra aos pais, profissionais da educação e do comportamento como transformar um dos períodos de desenvolvimento mais difíceis da vida em uma experiência gratificante e transformadora. Entre os 12 e os 24 anos, o cérebro muda em aspectos importantes e muitas vezes enlouquecedores. Não é de admirar que muitos pais se aproximam da adolescência de seus filhos com medos e receios. Em Cérebro adolescente, Siegel ilumina como o desenvolvimento do cérebro afeta o comportamento e as relações dos adolescentes. Baseando-se em novas pesquisas no campo da neurobiologia interpessoal, ele explora maneiras interessantes em que a compreensão do funcionamento do cérebro nos adolescentes pode ajudar os pais a fazer esse período ser incrivelmente positivo, com crescimento, mudança e experimentação, deixando a vida de seus filhos menos solitária e angustiante.

Disciplina sem drama (Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson)

Editora nVersos

Criança fazendo birra, gritando, chorando sem parar, o que fazer? Castigá-los, contrariá-los? Qualquer dessas opções são inúteis e têm efeitos momentâneos, pois, passado algum tempo, surgirá uma nova crise de birra e stress desgastante… Neurologicamente, o cérebro da criança reage de maneira contrária ao que esperamos diante de castigos, berros e palmadas. O que precisamos fazer nesses momentos de tempestades emocionais é tentar acalmar a criança e, depois, redirecionar o comportamento dela para a direção pretendida. Neste livro, o dr. Daniel J. Siegel e a dra. Tina Payne Bryson procuram transformar a disciplina em uma experiência boa, oferecendo uma variedade de técnicas baseadas nas pesquisas mais recentes no campo da neurociência referente ao desenvolvimento cerebral e comportamental da criança. Você aprenderá técnicas que incentivarão mudanças a curto e longo prazos no comportamento das crianças e adolescentes, ajudando-os a ser mais felizes.

Fonte de textos e imagens: Divulgação das editoras

Matérias Relacionadas

Como saber se seu filho está sofrendo bullying?
Como lidar com a transição da infância para a adolescência
Como o Kids Coaching vê os limites do professor, a doutrinação ideológica e a importância da relação de parceria entre educador e aluno