Cinco dicas de brinquedos para o Natal

Cinco dicas de brinquedos para o Natal

Por: Marcia Belmiro | Crianças | 13 de dezembro de 2019

Neste Natal, que tal sair do lugar-comum no quesito presentes para as crianças? Com as nossas indicações, sua árvore vai ter mais que brinquedos: vai ter afeto, histórias divertidas e boas lembranças para todos. Na manhã de Natal, com toda a família reunida, essas atividades vão ser a maior diversão! Confira aqui:

  • Brinquedos construídos pelas crianças. Objetos simples e que existem em toda casa, como rolos vazios de papel-alumínio, caixas de papelão e isopor têm o poder de despertar a criatividade em crianças e adultos, transformando-se em uma infinidade de brinquedos diferentes – e todos interessantes, pois foram criados pelos próprios pequenos. Outras opções de diversão produzida pelas crianças: capas de almofada ou camisetas lisas e tinta de tecido para customizá-las; papéis coloridos, lápis e tesoura; massinha caseira feita com farinha.
  • Livros. Uma ótima ideia para garantir momentos divertidos em família é dar livros de presente. Há histórias que estimulam especialmente o afeto e a união entre pais e filhos, como O mundo inteiro, Pra mim e pra você, Bebegrafia – Uma odisseia gráfica do primeiro ano de nossos filhos, Meu pequenino e Quero colo.
  • Brincadeira de teatro. Aqui, mais uma vez, a ideia é que o protagonismo seja das crianças. Com papéis e lápis de cor eles podem desenhar seus personagens. Depois de cortadas, é só colar as figuras em um palito de sorvete e pronto: temos o melhor teatro de fantoches de todos. Outra opção: Separem roupas coloridas, chapéus e outros adereços para todos criarem seus personagens, e partam para a ação.
  • Instrumentos musicais. A música favorece muito o raciocínio abstrato, a criatividade, o ritmo e a coordenação motora. Não precisa ser nada caro, o importante é dar o primeiro estímulo, provocar a curiosidade na criança. Em lojas de brinquedo pode-se encontrar facilmente opções como pandeiro, xilofone, reco-reco e tambor. Além disso, dá para produzir em casa instrumentos como chocalhos (com garrafinhas vazias e arroz cru).
  • Jogos de tabuleiro. A partir dos 5 anos, atividades estruturadas como jogos em conjunto são importantes para a criança desenvolver a noção de regras coletivas. Os jogos em que todos ganham são os melhores, como Dixit e Imagem&Ação.

Bônus: Em vez de dar algo material, que tal presentear seus filhos com um momento em família, como um passeio diferente, uma caça ao tesouro ou uma viagem?

                      

Matérias Relacionadas

Quando iniciar o desmame?
Filhos de pais separados: como a psicologia pode ajudar
Não sou um expert em crianças, posso ser KidCoach?